Convênio BR 893 – IAF/COOPERBIO

Atualmente, todos os cooperados são beneficiários de projetos da COOPERBIO, em parceria com a Inter-American Foundation – IAF. O Convênio foi assinado em 2015 e tem a duração de três anos.

O Principal objetivo do projeto é estruturar a Cooperativa, de modo a ser referência no modelo de gestão para a região da Chapada Diamantina.

Essa estruturação vai desde a atividade de Assistência Técnica Rural, até a parte de industrialização dos produtos, através da instalação de uma torrefação, em parceria com a Associação da Lagoa da Boa Vista.

“A Fundação Interamericana (IAF), órgão independente do Governo dos Estados Unidos, foi criada pelo Congresso norte-americano, em 1969, a fim de canalizar a ajuda para o desenvolvimento diretamente às pessoas de baixa renda, organizadas, na América Latina e no Caribe. A IAF tem cumprido seu mandato, respondendo com o apoio de doações às ideias mais criativas de autoajuda, recebidas de grupos de base e organizações não-governamentais. Também incentiva parcerias entre organizações comunitárias, empresas e governo local, destinadas a melhorar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda e a fortalecer as práticas democráticas.” Tem sede em Washington, EUA.


Cafés da Chapada – SEBRAE

O Sebrae desenvolve o projeto de integração dos produtores dos Logo-Sebrae-iconcafés especiais da região. O objetivo é contribuir para o aumento da competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais e agroindustriais da cadeia produtiva do café da Chapada Diamantina e alinhar as características da produção com o mercado do café.

A Cooperbio está perfeitamente integrada, sendo uma das entidades signatárias do projeto, ao lado das Prefeituras de Barra da Estiva, Ibicoara e Piatã.

As atividades desse projeto são complementares às ações do projeto da COOPERBIO com o IAF, consolidando, assim, a parceria entre essas entidades.