A COOPERBIO está inserida no território de identidade da Chapada Diamantina, atuando em três municípios: Abaíra, Seabra e Piatã.

A Agricultura Familiar e o turismo são áreas de grande interesse econômico, aliadas às questões ambientais. Por isso, a Cooperbio tem um significado muito importante neste contexto, promovendo a agroecologia. Seus cooperados estão ao redor do Parque Nacional da Chapada Diamantina, da APA Serra do Barbado e da Área de Relevante Interesse Ecológico da Nascente do Rio de Contas.

A Cooperbio pertence ao Território da Chapada Diamantina.
A Cooperbio pertence ao Território da Chapada Diamantina.

Cenário de encanto e produtividade

A Chapada Diamantina é uma região composta de serras, cerrado e caatinga que sedia o Parque Nacional da Chapada Diamantina e diversas áreas de preservação. Situada no centro do estado brasileiro da Bahia, aí nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas águas brotam nos cumes e deslizam pelo relevo em riachos cristalinos, despencam em belas cachoeiras e formam várias piscinas naturais de grande encanto cenográfico. A vegetação é exuberante, composta de espécies da caatinga semiárida e da flora serrana, com destaque para as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.

Além de representar forte atrativo turístico, a Chapada vem se projetando na agricultura com cafés especiais premiados e hortifrútis. O clima temperado e o regime de distribuição de águas é fator preponderante para seu sucesso econômico. Além de atrair o agronegócio, a Chapada possui dezenas de agricultores familiares que se dedicam à produção de cafés especiais com características agroecológicas.

Onde fica a Chapada Diamantina
Nessa região, existe um grande Parque Nacional e diversas áreas de preservação.